ANEL ASSINA PROTOCOLO COM REGEN

ANEL ASSINA PROTOCOLO COM REGEN


A ANEL assinou, esta quinta-feira, 28 de setembro, um protocolo com a associação médico-veterinária portuguesa sem fins lucrativos ReGen, que visa o reaproveitamento de pacemakers de cadáveres para uso em animais.

Sempre que um pacemaker é removido, acaba eliminado como resíduo médico. Grande parte destes dispositivos estão totalmente funcionais e são viáveis para reutilização. Em animais com problemas cardíacos, estes dispositivos são, infelizmente, muitas vezes negados, devido ao seu custo elevado.

A ReGen promove a recolha, limpeza, esterilização e reutilização de dispositivos médicos para veterinários e pacientes animais que sofrem de doença cardíaca. Uma possibilidade que a ANEL agora coloca ao dispor de todos os seus associados, criando uma rede de doação de pacemakers.

Ao colaborar com esta iniciativa da maior associação do setor funerário em Portugal, evita desperdício médico e facilita o acesso a terapêuticas médico-veterinárias avançadas a custo mais reduzido para os donos dos animais que recebem esse implante.

Os pacemakers recolhidos, depois de descontaminados, deverão ser enviados para a sede da ANEL.

Toda a documentação, relativa ao protocolo agora assinado, está disponível para consulta e download no website ANEL:

> Consentimento de doação

> Procedimento de remoção

> Folheto (que poderá imprimir e disponibilizar na sua empresa)