IRN: CAOS ANUNCIADO PARA O MÊS DE AGOSTO

IRN: CAOS ANUNCIADO PARA O MÊS DE AGOSTO


Contratar mais recursos humanos para o IRN não chega, é preciso mudar de paradigma, novo desenho organizativo que cative os profissionais, uma nova gestão, sem andar entre laxismo e autoritarismo. 

Dentro da organização dos serviços de registo e notariado (à semelhança do que também assistimos no serviço nacional de saúde) é impossível não ver a inércia crónica de atores do próprio serviço que aproveitam o caos, para justificarem o seu desempenho medíocre. Egos gigantes que criam problemas para se evidenciarem como solução, enquanto os verdadeiros profissionais se esforçam todos os dias para ultrapassarem os constrangimentos.

Assim nos deparamos com o pandemónio de um aviso de greve completamente irresponsável e inconsequente, mas que apela ao sucesso, uma vez que incentiva os trabalhadores a fazerem greve às segundas e sextas-feiras, num mês em que o sol e praia apelam ao sacrifício de ser sindicalista convicto (ou nem por isso!).

De facto, são fundamentais remunerações justas e valorização do bom desempenho, ou não tenhamos ilusões, a baixa produtividade manter-se-á, fruto da insatisfação profissional.

O país é uma realidade carente de ética e ordem, no qual o IRN (e o SNS) espelha práxis de “navegação à vista”, longe de verdadeira estratégia de desenvolvimento e eficiência. 

Em setembro importa pensar o sucesso desta greve como evento catalisador e transformador e a montanha “vai parir um rato”, pois funcionários não vão atingir os objetivos, a gestão e a organização dos serviços vão continuar iguais e os funerais, com maior ou menor dificuldade, foram concretizados.

Em conclusão, se ninguém ganha nada com o assunto, porquê a teimosia de manter a estratégia …. Acordem para a vida!

Carlos Almeida | Presidente da Direção