ELEIÇÕES NA ANEL: VOTO POR CORRESPONDÊNCIA

ELEIÇÕES NA ANEL: VOTO POR CORRESPONDÊNCIA


Vivemos uma tragédia sanitária à escala mundial. Os números diariamente atualizados mostram a força destruidora da Covid-19. E infelizmente, sem termos certeza de quando superaremos este desafio.

Este cenário catastrófico obrigou a que fossem adotadas medidas para tentar travar a disseminação do vírus, de entre as quais se destaca o isolamento social.

Tal medida forçou a diminuição da circulação de pessoas, bens e serviços, o adiamento de eventos a que não foi alheio a realização de assembleias gerais ordinárias da ANEL, para aprovação de contas (março) e eleitoral (dezembro).

Os Estatutos da associação preveem a realização do ato eleitoral à distância. Deste modo, foi decisão da Direção, atendendo à atual situação em que vivemos, optar pelo recurso a mecanismos que evitem deslocações e contactos. Em estrito cumprimento dos Estatutos, vamos poder, pela primeira vez, exercer esse direito através de voto por correspondência.

Existem, desde logo, as preocupações acrescidas para implementar os mecanismos que garantam o secretismo do voto e adotar prazos mais dilatados para a apresentação de listas concorrentes e envio dos votos. De igual modo, vai ser possível optar pelo voto presencial na sede da ANEL, num dia específico e em horário alargado, em que o associado pode depositar o seu voto diretamente na urna.

Por último, os sócios vão poder assistir à abertura da urna e contagem dos votos através de inscrição prévia para o email da ANEL, sendo o número máximo de lugares limitados e adequados à área da sala, em cumprimento das regras sanitárias em vigor.

Todos os associados vão receber, via CTT, a convocatória para apresentação de listas e as instruções para poderem exercer o seu direito de voto em segurança e confidencialidade.

Mais um desafio e contamos com a sua participação!!!!

Carlos Almeida | Presidente da Direção