AS RELIGIÕES PERANTE A MORTE (IX)

AS RELIGIÕES PERANTE A MORTE (IX)


Nesta, que é a última edição da rubrica ‘As religiões perante a morte’, trataremos a religião Mórmon (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) e a forma como esta indica que os seus fiéis ajam perante a morte, para além de deixarmos outras indicações estruturais sobre esta religião.

 

Símbolo: Os Mórmons não adoptam símbolo.

O Deus : DEUS.

Interpretação da Morte: 

Para os Mórmons a morte é uma transição de uma etapa de vida. 

Acreditam que o ciclo de vida se faz em várias etapas: 

- 1ª Etapa: Vida Espiritual período da pré existência;

- 2ª Etapa: É o estágio que nos encontramos aqui na Terra, chamado de Temporal; 

- 3ª Etapa: É a etapa que atingiremos quando morrermos, chamado de Mundo Espiritual;

No Mundo Espiritual encontramos uma sociedade onde há comunicação, sociabilidade, padrão de conhecimento muito mais avançado, enfim uma sociedade constituída onde a pregação do evangelho continua inclusive para aqueles Espíritos de outras religiões. 

Os Mórmons crêem que os princípios e ordenanças do evangelho são: Primeiro, fé no Senhor Jesus Cristo; segundo, arrependimento; terceiro baptismo por imersão (através da água) para remissão dos pecados; quarto, imposição das mãos para o Dom do Espírito Santo.

Para que Espíritos de outras religiões, no Mundo Espiritual, possam seguir os ensinamentos dos Mórmons; precisam necessariamente dos princípios e ordenanças do evangelho, como o baptismo necessita do elemento água e este é matéria, não há no Mundo Espiritual, o baptismo é feito aqui através de "Procuradores" (filhos, familiares, amigos etc.), no local denominado Templo do Senhor. 

O Livre-arbítrio é exercido também no Mundo Espiritual, portanto o Espírito tem o direito de ficar em companhia de Deus (seguir os princípios do evangelho ensinados por Cristo) ou ficar com Satanás (o inimigo de Deus) 

- 4ª Etapa: É aquela em que se dará a ressurreição. 

Os Mórmons acreditam que Cristo virá pela 2ª vez, será um acontecimento Universal ("Todo olho verá ), juntamente com Ele todos os Espíritos ressuscitarão em seus corpos (independentemente onde e em que estado se encontrarem ) mas, sem sangue e sem mazelas da vida Temporal, e aqui será estabelecido o "Reino de Cristo na Terra".

Acreditam que por meio de sacrifício expiatório de Cristo toda a humanidade pode ser salva pela obediência às leis e ordenanças do evangelho. 

Haverá um julgamento pelo propósito de cada pessoa "vivos" e "mortos" independente da religião, crêem que os homens serão punidos pelos seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão, definindo assim para cada uma o seu nível de Glória: 

1º Nível - Celestial, comparada a Glória do Sol; 

2º Nível - Terrestrial; 

3º Nível - Telestial; 

4º Nível - Filhos da perdição (seguirão Satanás). 

Cremação: 

Em geral, a cremação é desaconselhada pelos Mórmons, entretanto, em alguns países, a lei a exige. A família do(a) falecido(a) deve decidir se deve ou não cremar o corpo, acatando sempre as leis governamentais sobre este ato.

Doação de órgãos: 

O fato de um indivíduo querer doar seus próprios órgãos ou autorizar o transplante de órgãos de um membro falecido de sua família, é uma decisão dele próprio ou da família do membro falecido. A decisão de receber um órgão doado deve ser tomada segundo a opinião de médicos competentes e através de oração fervorosa. 

A Igreja aconselha aos que procuram orientação nesse assunto, que busquem a ajuda e inspiração do Senhor e depois tomem a atitude que lhes dê um sentimento de paz e conforto. 

A Igreja desaconselha doação de espermas. 

Suicídio: 

De acordo com os Mórmons, uma pessoa que comete suicídio, talvez não seja responsável por este ato. Somente o Senhor pode julgar este assunto. 

Autópsia: 

A autópsia pode ser realizada se a família do(a) falecido(a) der autorização e se a autópsia estiver de acordo com a lei. 

Eutanásia:

A pessoa que participar de um caso de eutanásia, causar deliberadamente a morte de pessoa acometida de mal incurável, viola os mandamentos de Deus. ("Não matarás".....Êxodo 20:30 ). Quando doenças sérias sobrevierem aos membros da Igreja, estes devem exercitar sua fé no Senhor e procurar assistência médica competente. Entretanto, quando a morte se torna inevitável, esta deve ser considerada uma bênção a parte do propósito da existência terrena.

Aborto: 

Os Mórmons são contra o aborto, a vida é um dom de Deus. Contudo o aborto pode ser justificado no caso em que a vida da mãe corre perigo, ou caso a gravidez resulte de um estupro ou incesto. 

Exumação: 

Fica a critério da família, ou mandado judicial.

Embalsamamento: 

Os Mórmons não vêem justificativa para este ato. 

RITUAL FÚNEBRE 

Falecimento:

O falecimento na verdade não existe , e sim a separação do Espírito do corpo, para uma nova etapa de vida. Constatado o óbito, os familiares deverão, munidos dos documentos legais, contactar uma funerária para que solicite imediatamente o caixão, e seu pronto sepultamento. O corpo é colocado no caixão trajado com roupa (cedida pela família) que mais se caracterizava com o falecido(a). É costume se retirar os adornos (anéis, relógio, colar, etc.). 

O Caixão: 

A família, dentro das suas condições financeiras, escolhe. Nenhuma recomendação ou prática especial é exigida. 

Velório: 

Para os Mórmons o velório é dirigido para o bem estar mental, emocional e espiritual dos enlutados. 

Não é permitida a presença de velas, bem como não há orações específicas em intenção à Alma. 

A família decidirá em manter o caixão aberto ou fechado, e poderão caso queiram deixar o caixão sozinho.

Não há costume de se tocar música. 

Flores podem ser colocadas. 

Condolências:

A necessidade de consolar os enlutados é uma tradição dos Mórmons (apesar de não adoptarem o Luto como prática). Palavras de conforto são dirigidas espontaneamente pelos presentes.

Vestimentas: 

Os Mórmons não adoptam a cor preta como de luto, é de bom tom que os visitantes estejam trajados com cores sóbrias e principalmente trajados decorosamente, com devido respeito e senso de reverência.

Os Enlutados: 

São todos aqueles que se sentirem nessa posição, independente do parentesco com o falecido(a). 

Quem Pode ir ao Cemitério: 

Todas as pessoas que assim o quiserem.

Enterro: 

Os Mórmons procuram enterrar o mais rápido possível, sem restrição de dia da semana ou datas festivas/religiosas, apenas aguardam os trâmites burocráticos. 

Cortejo: 

Chegando-se ao cemitério o cortejo seguirá directamente para o local do sepultamento que será enterrado sem nenhuma cerimónia litúrgica. 

Preces para consolo da família são proferidas, bem como palavras exaltando a vida do falecido(a). Os membros da Igreja, em muitos casos, organizam um programa de canto (coral), que falam de esperança e vida eterna. 

A presença de um Bispo da Igreja, é de praxe. 

O LUTO

Na comunidade Mórmom, não há a prática do Luto. 

Após o enterro, a liturgia dos Mórmons não prevê nenhuma cerimónia, ou seja, missas ou orações em intenção aos mortos. Tampouco prevê descerramento ou inaugurações de túmulos. 

Quanto ao túmulo, os Mórmons não adoptam imagens, e este poderá ser feito de acordo com a vontade e posses dos familiares.